MUDANÇAS - IMPERATIVO DA PRÓPRIA NATUREZA

Prof. João Beserra da Silva

 

Nada na Natureza é estático. Tudo está em constante movimento. Assim é a vida em todas as dimensões. Com você e com aqueles que o cercam, é assim, da mesma forma.

 

Tudo se move no Universo. O sábio Galileu notou esse fato. Apesar de vigiado, perseguido e condenado, morreu afirmando essa verdade - “eppur si muove”.

Para onde vai esse movimento? Em duas direções. Movimenta-se para o seu sistema, nele e em torno de si. É como a Terra em seus deslocamentos - na translação e na rotação.

Que almeja mudar precisa observar esses dois fatores. Em relação a si e ao seu mundo. Para provocar mudanças, onde vivemos, é forçoso que mudemos em primeiro lugar a nós mesmos.

Tudo se exige do outro em quaisquer situações e em todos os níveis: pessoal, familiar, religioso, político e profissional. Em todas as esferas; regional, nacional e internacional. Muitas empresas estão se afastando da prosperidade exatamente por essa razão. Por obtusidade de muitos executivos, gerentes e líderes. Alguns garantem: “Por que mudar se vem dando certo há tantos anos?”

Por esse processo vamos sempre esbarrando na necessidade de continuar exigindo e esperando por mudanças, sem êxito. Em virtude de estratégias impróprias e de conceitos errôneos, sempre com preconceitos, extremismos ou radicalismos. Onde impera o dogmatismo, distanciam-se ou afastam-se a flexibilidade e a flexibilização.

Asseveramos que as modificações necessárias e fundamentais dificilmente são operadas lá fora, exteriormente. No entanto, quando o ser humano realmente se desprende das amarras do egoísmo e do orgulho, do comodismo e de atrelar-se a condicionamentos exteriores, ancora-se na sabedoria interna que o concita a mudar a si mesmo.

 

     Só uma pessoa pode mudar a sua vida! Somente Você!

 

Valha-se do seu poder pessoal para alterar o sentido da sua existência. Disponha-se a fazê-lo agora! Neste instante, pela determinação de mudar o que precisa ser mudado. De modificar aquilo que tenciona mudar. De transformar o seu mundo para melhor.

 

Portanto, como só é possível proceder a essa mudança em si próprio, se cada um assumir essa benfazeja tarefa, o mundo será natural e normal, devido ao fato de cada um estar cuidando de si. Requer muita coragem. Sobremodo quanto à descoberta das fraquezas pessoais. Quanto ao inventário daquilo que necessita ser modificado. Como serão essas metamorfoses? O que pode ser alterado? Somente o que estiver  desajustado da engrenagem e do ritmo normal da vida. Quais são os estágios das mudanças?

É por falta dessa estratégia que diversas empresas de todos os gêneros atravessam por grandes dificuldades. O começo de tudo está no foco principal da vida: o ser humano. A pessoa como pessoa, com toda a sua humanidade, sem se descuidar do seu lado espiritual.

Examine com minúcia os passos de como uma flor chega ao seu estado pleno: - semente - botão - flor desabrochada; pétalas abertas e completas; com o seu aroma, beleza e admiração enriquecendo a vida de cada qual.

Trabalhando nas modificações pessoais imprescindíveis de modo a atingir objetivos preestabelecidos, devem ser examinados as rotas e os objetivos - metas e métodos. E pelo questionamento: Onde estou e para onde pretendo ir? Muitas vezes é preciso mudar o rumo, os planos e as estratégias. Mister, todavia, se faz saber onde está e aonde almeja aportar. Tudo – rumo, planos e estratégias - conserva seu princípio na própria pessoa. As organizações que laboram por esse ângulo estão satisfeitas por investir no seu ativo fixo principal: a saúde da pessoa humana. A saúde em seus sete níveis, pouco conhecidos da maioria.

 

Outro exemplo dá-se com relação a uma estação radiofônica ou emissora de televisão. Quando os programas de uma ou de outra são desinteressantes, resta-lhe uma alternativa pessoal. Desligar ou trocar de estação. Cada um de nós possui essa faculdade e está munido desse poder, o qual deve ser exercido.

 

Imaginou estar a ouvir ou a ver algo que foge ao seu interesse e lhe é prejudicial, sem tomar providência alguma, por falta de iniciativa? Limitando-se apenas a reclamar e a lamentar? Quantos programas de rádio e de televisão sem valor algum estão aí no ar a roubar o tempo dos menos avisados e dos incautos ou desinteressados em seu progresso e em uma existência com melhor qualidade de vida? Utilize-se do seu direito. Fuja do veneno da irritação. Do mofo do comodismo e da ferrugem da indiferença. Nem adote a atitude de que tem que ser assim ou de que nada mais se pode fazer”. Ou ainda a de que ninguém pode melhorar a situação. É melhor deixar como está”.

Este é o intuito dos poderosos e das classes dominantes que desejam que desse modo continuemos a pensar. Da classe política que aí está há anos, em um processo contaminado, deletério e doentio.

Tudo quanto desejar, começa em você, por uma atitude mental e por disposição própria. Pela sintonia antecipada com aquilo que deseja e que pretende alcançar. Seja bem material, sentimental, moral, profissional, social ou de qualquer outra espécie ou gênero. Como nas empresas, está na mentalidade do seu pessoal; na atmosfera espiritual do ambiente. De modo particular no corpo gerencial.

 

voltar