DDR SDRAM ou double-data-rate synchronous dynamic random access memory (memória de acesso aleatório dinâmica de taxa de transferência dobrada) é um tipo de circuito integrado de memória utilizado em computadores. Ela alcança uma largura de banda maior que a da SDRAM comum por transferir dados tanto na subida quanto na descida do sinal de clock (dupla transferência). Isto efetivamente quase dobra a taxa de transferência sem aumentar a freqüência do barramento externo. Desta maneira, um sistema com SDRAM tipo DDR a 100 MHz tem uma taxa de clock efetiva de 200 MHz quando comparado a um com SDRAM tipo SDR (termo criado posteriormente para fazer a diferença entre as duas, significando SDR "single-data-rate" ou taxa de transferência simples). Com os dados sendo transferidos 8 bytes por vez, a DDR SDRAM fornece uma taxa de transferência de: (freqüência do barramento da memória] × 2 (pois é uma taxa dupla) × (número de bytes transferidos). Assim, com uma freqüência de barramento de 100 MHz, a DDR SDRAM fornece uma taxa de transferência máxima de 1600 MB/s.

DDR SDRAM DIMMs tem 184 pinos (ao contrário dos 168 pinos da SDRAM). As freqüências de clock das memórias DDR são padronizadas pelo JEDEC.

Os padrões de velocidades aprovados pela JEDEC são:

Alguns chipsets novos usam essas memórias em configurações de canal duplo (e em alguns casos raros, quádruplo), duplicando ou quadruplicando a largura de banda efetiva.

É esperado que nos próximos anos a memória DDR seja substituída pela DDR-II, que apresenta clocks de freqüências mais altas porém utilizando a mesma tecnologia empregada na atual DDR. Competindo com a DDR-II teremos a Rambus XDR, Quad Data Rate (QDR) e Quad Band Memory (QBM) SDRAM. É esperado que a DDR-II se torne padrão entre as memórias RAM dos computadores num futuro próximo, levando em conta que as QDR apresentam circuitos complexos demais para terem um preço acessível, enquanto as QBM e XDR não são muito avançadas.

voltar